Terreiro

Terreiro Pilão de Prata
Terreiro Pilão de Prata
Em geral, os rituais do Candomblé são realizados nos  Peji (Altares), o espaço destinado à guarda,fixação, atribuição e perpetuação do Axé, que também podem ser denominados Casas ou Roças. Estes templos podem ser classificados em três categorias: Matriarcal, quando liderado por mulheres, Patriarcal, liderado por homens, ou Mista.


Casa Branca
Barracão

Ao mesmo tempo em que é um templo sagrado, o Terreiro também é morada da Família-de-Santo, ou seja, o pai ou mãe-de-santo juntamente com os filhos-de-santo (nem sempre são parentes de sangue) habitam os cômodos com seus Orixás.
O formato do local pode variar muito, ora ocupando espaços ao ar livre, reunindo árvores sagradas, fontes e outros marcos da natureza, ora na construção de santuários individuais, salões públicos para as festas, Barracões, ou locais previamente preparados para os períodos das iniciações religiosas.

Os assentamentos compõem a parte mais importante de um Terreiro, pois é ali que um Orixá é representado. Segundo o povo do Candomblé, essa parte do templo é viva, e como é a representação de um Orixá, deve receber os mesmo cuidados de um ser vivo, e este tratamento inclui ofertas de alimentos e incrementos diversos.
Assentamento

Uma das obrigações do pai ou mãe-de-santo, é zelar e programar a limpeza do local seja ela semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a vontade dos Orixás, pois só assim, é possível manter a boa convivência entre fiéis e forças cósmicas.

Em um Terreiro, pode haver quartos comuns e os quartos-de-santo, onde são colocados os símbolos dos orixás, junto com os alimentos e demais oferendas. Os noviços da religião ficam hospedados no Roncó, um quarto onde ficam durante o processo de iniciação de podem observar de perto os costumes da Casa e familiarizar-se com eles.


Quarto-de-Santo




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