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Terreiro Pilão de Prata |
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Terreiro Pilão de Prata |
Em geral, os rituais do
Candomblé são realizados nos Peji
(Altares), o espaço destinado à guarda,fixação, atribuição e perpetuação do
Axé, que também podem ser denominados Casas ou Roças. Estes templos podem ser
classificados em três categorias: Matriarcal, quando liderado por mulheres,
Patriarcal, liderado por homens, ou Mista.
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Casa Branca |
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Barracão |
Ao mesmo tempo em que é
um templo sagrado, o Terreiro também é morada da Família-de-Santo, ou seja, o
pai ou mãe-de-santo juntamente com os filhos-de-santo (nem sempre são parentes
de sangue) habitam os cômodos com seus Orixás.
O formato do local pode
variar muito, ora ocupando espaços ao ar livre, reunindo árvores sagradas,
fontes e outros marcos da natureza, ora na construção de santuários
individuais, salões públicos para as festas, Barracões, ou locais previamente
preparados para os períodos das iniciações religiosas.
Os assentamentos
compõem a parte mais importante de um Terreiro, pois é ali que um Orixá é
representado. Segundo o povo do Candomblé, essa parte do templo é viva, e como
é a representação de um Orixá, deve receber os mesmo cuidados de um ser vivo, e
este tratamento inclui ofertas de alimentos e incrementos diversos.
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Assentamento |
Uma das obrigações do
pai ou mãe-de-santo, é zelar e programar a limpeza do local seja ela semanal,
quinzenal ou mensal, de acordo com a vontade dos Orixás, pois só assim, é
possível manter a boa convivência entre fiéis e forças cósmicas.
Em um Terreiro, pode
haver quartos comuns e os quartos-de-santo, onde são colocados os símbolos dos
orixás, junto com os alimentos e demais oferendas. Os noviços da religião ficam
hospedados no Roncó, um quarto onde ficam durante o processo de iniciação de
podem observar de perto os costumes da Casa e familiarizar-se com eles.
Quarto-de-Santo |
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